Agentes penitenciários realizaram transferência de praticamente todos os detentos da cadeia pública de Crateús para Fortaleza. No final da tarde desta quinta (17) cerca de 3 ônibus e ainda algumas Vans com vários agentes penitenciários do Estado do Ceará, chegaram no 7° Batalhão de Polícia Militar, onde fica localizada a cadeia pública da cidade de Crateús para realizar o procedimento de transferência.
Cumprindo determinação do atual secretário de Justiça praticamente todos os detentos da cadeia pública foram transferidos, ou seja, ficaram apenas cerca de 3 que trabalham na cozinha e as detentas.
Durante todo o procedimento da retirada dos detentos da cadeia, houve uma intensa movimentação no Batalhão de Polícia Militar.Foi isolado todo o quarteirão para dar segurança durante a transferência. Centenas de familiares estiveram nas imediações, alguns inclusive, chegaram a passar mal no momento da saída dos detentos.
De acordo com informações repassadas para a nossa reportagem a cadeia pública de Crateús que tem capacidade para 60 detentos hoje estava com mais de 250 presos o que era realmente um absurdo. Segundo ainda informações a cadeia pública deverá ser desativada pois esta é uma determinação do atual secretário. Observação: Os detentos que trabalham na cozinha ficaram em Crateús mas deverão ser transferidos para Novo Oriente e em breve a informação é de que as mulheres também serão transferidos para outras unidades penitenciárias do Estado do Ceará.
Policiais militares comemoraram a retirada dos detentos haja visto que a cadeia pública de Crateús atualmente funciona no mesmo prédio do sétimo batalhão e devido a isso tem dificultado bastante o trabalho da Polícia Militar, Pois por várias vezes é necessário vistoriar as imediações para evitar que algo de anormal seja jogado para cadeia e também porque são destinados alguns policiais para ajudar na segurança no prédio.
Observação todos os detentos foram apenas com a roupa do corpo, ou seja, não levaram nada. De acordo com informaçoes eles serão levados para um Centro de Triagem e depois serão distribuídas em cadeias do Estado do Ceará.
Fonte: Tony Sales
Comente com Facebook