Noticias

Prefeitura de Nova Russas promove Semana Nacional de Prevenção à Gravidez na Adolescência

Compartilhe!

A Prefeitura de Nova Russas deu início, na última terça-feira (01/02), à Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência, uma campanha que busca informar a população sobre medidas preventivas e educativas que são necessárias para reduzir a incidência de casos deste tipo no município.

A gravidez durante a adolescência, período compreendido entre os 10 e 20 anos de idade, é considerada de alto risco devido à probabilidade maior que ocorra complicações na gestação, como o parto prematuro; a presença de anomalias ou doenças congênitas, como a síndrome de down; e o recém-nascido pode nascer com circunferência craniana, torácica ou abdominal incompatíveis, ocasionando em dificuldades na sucção e amamentação.

Mas além dos riscos biológicos, tanto para o bebê quanto para a mãe, a gravidez na adolescência pode ser agravada por diversos contextos sociais que são comuns nesta situação. “Essa gestação também traz algumas situações de cunho social, como o abandono à escola porque tem que cuidar da criança, a defasagem escolar e do aprendizado. Então são situações que a menina que vem a ter a gravidez de forma precoce pode passar”, afirmou a assistente social Sol Rocha, que é a articuladora do Selo no Município.

A iniciativa é uma parceria intersetorial entre as secretarias da Prefeitura, que compõem uma programação que se estenderá até a próxima terça-feira (08/02). O projeto leva atividades à população através de ações, como rodas de conversa e palestras, nos espaços públicos. A programação será encerrada com uma transmissão ao vivo, que estará disponível na página do Facebook da Prefeitura.


Compartilhe!

Dr Andre Luis médico otorrinolaringologista. Mais de 20 anos de experiência. Atende na Laboclínica. 36912167

error: Conteúdo Protegido !!