
ZÉ DO VALÉRIO CONDENADO A MAIS DE 30 ANOS POR ESTUPRO E MORTE DA JOVEM DANIELE EM PEDRA BRANCA

Nesta quarta-feira dia( 25) foi julgado em Fortaleza o vaqueiro José Pereira da Costa, vulgo Zé do Valério. O mesmo é acusado de estuprar e matar à tiros e pedradas a universitária Daniele Oliveira que na época tinha 20 anos de idade e residia em pedra Branca. O crime aconteceu em abril de 2019. A universitária foi encontrada em um sítio vizinho ao da sua família na localidade de São Gonçalo, despida e com ferimento no olho esquerdo no dia 25 de abril de 2019. A jovem havia desaparecido na noite do dia 24. Zé do Valério trabalhava no sítio da família. O crime repercutiu bastante e a partir daquela data começou a saga para tentar localizar o autor do crime. O mesmo percorreu vários municípios no Estado do Ceará como é o caso de Boa viagem, pedra Branca, Independência e acabou passando em Crateús e seguindo para o Estado do Piauí onde depois de vários dias de buscas o mesmo foi preso no dia 12 de julho de 2019 após cerca de dois meses de perseguição. Ele foi capturado já na localidade de Jatobá medonho município de Buriti dos Montes estado do Piauí. O julgamento de Zé do Valério aconteceu de forma presencial e foi presidido pelo juiz titular da terceira vara do júri de Fortaleza. O acesso ao salão do júri foi restrito e foram distribuídas senhas para os participantes.
A família da jovem Daniele saiu na tarde de terça, de pedra branca para Fortaleza e hoje cedo antes da sessão esteve fazendo uma manifestação defronte ao fórum.
O julgamento de Zé do Valério teve início por volta das 09:40 da manhã. O mesmo chegou no fórum escoltado por policiais penais usando o uniforme padrão do sistema penitenciário ou seja, short laranja e camisa branca. Na parte de defesa do réu estiveram cerca de 7 advogados de uma bancada de Pernambuco e representando o Ministério público estiveram os promotores Dr Walter e doutora Cibele e ainda na assistência de acusação doutora Tatiana advogada. Não foi permitida a imprensa fazer qualquer tipo de filmagem ou gravação. O júri teve uma trégua para o almoço e depois seguiu normalmente. Já no início da noite após réplica e tréplica o juiz leu a sentença Zé do Valério. O mesmo foi condenado por homicídio e por estupro, sendo que por homicídio foi condenado a 21 anos 10 meses e 15 dias, e por estupro à 8 anos e 3 meses totalizando, 30 anos um mês e 15 dias de reclusão. Após a condenação ele foi levado de volta para a unidade penitenciária. A família da vítima comemorou bastante o resultado. Em conversa com a nossa reportagem a senhora Joelma mãe da vítima relatou que a condenação não trará a vida de sua filha de volta mas pelo menos a família tem a consciência que a justiça está sendo feita.


