Morte por afogamento em Pires Ferreira

Neste sabado(03) a equipe Guarnição de serviço da 4CIA/3BBM. Ipueiras foi acionada para atender uma ocorrência de afogamento no município de Pires Ferreira, distrito de Cipó, nas águas do Açude Araras.

Segundo informações repassadas no local, a vítima, Sr. Jocélio Rodrigues Barbosa, encontrava-se acompanhado de sua esposa e amigos, em uma embarcação de nomenclatura “Arca de Noé”, de propriedade do Sr. José Lino . A embarcação transportava aproximadamente 15 pessoas, que realizavam deslocamento recreativo pelo açude.

A embarcação saiu do município de Varjota, seguindo em direção a um ponto próximo ao município de Hidrolândia, onde o grupo pretendia realizar uma parada para almoço, percorrendo trecho do Açude Araras (reservatório que abrange áreas dos municípios de Varjota, Hidrolândia e Pires Ferreira).

Durante o trajeto, o Sr. Jocélio decidiu realizar um mergulho juntamente com dois amigos. Em determinado momento, a vítima apresentou fadiga e perda das forças durante o nado, vindo a se afogar. Os amigos que estavam com ele ainda tentaram prestar auxílio imediato, porém não obtiveram êxito.

As buscas foram iniciadas pela equipe de bombeiros militares no perímetro indicado pelos ocupantes da embarcação e por populares que presenciaram o ocorrido. No total, foram indicadas três áreas distintas, uma vez que houve divergência nas informações quanto ao ponto exato do submersão.
A equipe realizou buscas subaquáticas com mergulho livre, em profundidades de até 5 metros, além de nado de busca superficial nos pontos informados.

Durante a operação, diversas embarcações de populares também auxiliaram nas buscas, realizando varredura visual da área.
Devido à grande profundidade do Açude Araras, que em alguns pontos pode ultrapassar 30 metros, foi solicitado apoio da equipe especializada de mergulho. A equipe foi composta por Sub Ten Daniel, Sub Ten P. Carneiro, Cb Ari e Cb Cairo, deslocando-se na VTR AS-69.

Os mergulhadores iniciaram as buscas por volta das 17h00, encerrando às 18h30, sem que a vítima fosse localizada.
Diante da ausência de êxito nas buscas iniciais, foi definido que as operações seriam retomadas no dia seguinte.

Compartilhe