
POLICIA CIVIL DE CRATEÚS PARTICIPAM DE OPERAÇÃO QUE RESULTOU NA PRISÃO DE ELEMENTO QUE ASSASSINOU CACIQUE EM MANAUS

Equipes da DEHS/AM e do Núcleo de Inteligência Policial/PA fizeram a captura de *Marcos das Graças Sales* nas proximidades da cidade de Belém/PA. O infrator é o responsável pelo assassinato do cacique Jair Miranha no dia 06/10/2022, em Manaus/AM.
Durante a fuga, o indivíduo teria seguido até a cidade de Assunção no Piauí, quando entrou no radar dos policiais civis da Delegacia Regional de Castelo do Piauí, momento em que o indivíduo conseguiu fugir do cerco policial apesar do esforço dos policiais civis.

O Núcleo de Inteligência da Delegacia de Crateus recebeu a informação que o indivíduo teria se homiziado na cidade de Novo Oriente, tendo iniciado uma troca de informações com a PC de Amazonas.
No dia de hoje, uma operação policial exitosa que contou com a colaboração de policiais civis dos estados do Piauí, Maranhão e Ceará conseguiu prender Marcos já nas proximidades da cidade de Belém/PA.
Faleceu no dia 08 de outubro de 2022 no hospital João Lucio na zona leste de Manaus o líder indígena Jair Cordovil Trindade, 46 anos, conhecido por Jair Miranha.
Miranha foi vítima de atentado a tiros na quarta feira (6 de outubro de 2022) por volta das 13:30 hs aonde um homem desconhecido chegou na frente de sua casa na zona oeste de Manaus se passando por prestanista (nome dado no Amazonas a pessoas que vende utensílios variados de porta em porta) perguntando por uma pessoa que não morava no local e quando a vitima saiu de sua casa para atende-lo foi ferido com cerca de 5 disparos.
Miranha nasceu na Aldeia Miratu, em Uarini-AM.
Miranha era conhecido por defender a Causa Indígena e a Luta por Moradia Digna aonde ajudou a fundar mais de 30 bairros em Manaus e a conseguir incluir ao lado de Sabá Kokama. Raimundo Mura, Zilda Mura e Paulo Apurinã os Índios, Quilombolas, Pescadores Artesanais, Ciganos e demais Povos Tradicionais no antigo Programa Federal de Habitação Popular Minha Casa Minha Vida.
Miranha era um dos principais Lideres Indígenas do Estado do Amazonas.
Miranha deixa viúva e filhos.